Marketing de Serviços

O marketing de serviços cresce como nunca, pois cada vez mais as empresas entendem que serviços não são produtos físicos, assim não devem ter a mesma estratégia de marketing.

De forma geral, serviços são relacionados a resolver algum problema, atender a uma necessidade, preferencialmente algo com grande demanda na população de uma região, cidade ou até um país inteiro.

Segundo Kotler, marketing de serviços está relacionado a “qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto”.

Um exemplo clássico é na área da educação, com cursos online e produtos de alta qualidade, com capacidade de alcançar muitas pessoas.

Outro serviço que já faz parte da vida de todas (ou praticamente todas) as pessoas: aplicativos de transporte.

Por vezes chegamos até a esquecer como a vida funcionava quando era preciso ter um contato direto de um motorista, ou ligar para uma central, para então ser direcionado para um prestador do serviço.

Para finalizar, mais um clássico dos serviços que você não vive mais sem: aplicativos de entrega de comida. E o motivo do sucesso não é muito difícil de entender. As pessoas preferem ficar em casa e receber a comida sem precisar de muito esforço.

Sem perceber, o mundo evolui rapidamente, e a facilidade como os serviços nos encontram hoje é incrível.

Contudo, para que os serviços encontrem os potenciais consumidores, é preciso investir em divulgação direcionada ao público alvo, com estratégias claras e mensuração de resultados para buscar melhorias a todo tempo.

É nesse ponto que entra o Marketing de Serviços profissionais. Se você busca entender mais sobre este conceito e como ele pode ser utilizado pela sua empresa, continue lendo este artigo.

O que você vai ver?

  • O que é marketing de serviços
  • Marketing de serviços para empresas
  • Como funciona o marketing de serviços
  • SEO local, como fazer e para empresas

O que é Marketing de Serviços

O marketing de serviços tem como objetivo divulgar e explicar um serviço, com para que o cliente contrate a empresa que oferece determinado serviço.

Conseguir mapear todas as possibilidades dos diferentes tipos de clientes é um desafio. Porém, quando este mapeamento é realizado corretamente, os argumentos para não contratar o serviço não têm mais espaço.

Isso porque por vezes é possível que uma empresa que oferece um serviço de consultoria, por exemplo, consiga chegar nos clientes que sabem os problemas que possuem, e precisam de ajuda.

Entretanto, não consegue alcançar aqueles clientes que estão com problemas nos seus próprios negócios, mas ainda não entendem que precisam de um consultor para organizar os processos internos.

E quando um prestador de serviços falha em alcançar um tipo de cliente, você pode ter certeza que outra empresa vai conseguir.

Além disso, um grande concorrente para as empresas de serviços é a famosa procrastinação, que acaba fazendo com que os clientes deixem tudo para depois, inclusive a contratação de um serviço.

Por isso, mesmo que a sua empresa saiba que oferece um serviço que a sociedade como um todo precisa, é preciso utilizar o marketing de serviços para realmente conseguir mostrar isso para os clientes.

O marketing de serviços é a melhor solução para que empresas que oferecem serviços não acabem precisando do boca a boca para conseguir clientes, ou até confiar na sorte de alguém simplesmente aparecer querendo contratar o serviço.

Mas afinal, qual é a diferença entre o marketing de um serviço, e o marketing de um produto físico?

Marketing de serviços x marketing de produtos

Diferente dos produtos, que são físicos e podem gerar reações pelo toque, cheiro e textura, os serviços são considerados intangíveis.

Por isso, a abordagem para divulgação e convencimento dos clientes será distinta.

Contudo, acredito que você, assim como eu, já teve sensações bem “físicas” ao conhecer ou contratar algum serviço excelente, não é mesmo?

Aquele sorriso, o arrepio, a satisfação, entre tantas outras reações que o corpo tem quando em contato com algo, até então, intangível.

É buscando este tipo de reações nos clientes, que as empresas que oferecem serviços devem trabalhar as suas estratégias de marketing.

Mas voltando um pouco para a parte mais racional do marketing, o fato é que os clientes não conseguem tocar nos serviços prestados, como em uma consultoria como mencionado anteriormente.

Uma outra grande diferença de produtos e serviços, é que o prestador do serviço será sempre diretamente relacionado com o serviço que foi contratado. Para produtos isso é diferente, e mesmo que algo seja comprado com defeito, não haverá uma pessoa para culpar ou reclamar diretamente.

E por esta razão, ao trabalhar com marketing de serviços, é preciso sempre ter o cliente em primeiro lugar. Avaliações, comentários e serviços de pós venda são muito importantes para complementar toda a estratégia de aquisição dos clientes.

Saber o nível de satisfação de um cliente com o serviço prestado é essencial para seguir trabalhando e buscando por crescimento.

Marketing de serviços para empresas

Utilizar marketing de serviços é essencial para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. E existem alguns fatores chave que confirmam esta afirmação.

  1. Aproximação com o cliente

Como serviços não são físicos como produtos, é preciso ter um relacionamento muito mais próximo e constante com o cliente. Ao utilizar uma estratégia de marketing focada em serviços, a empresa aplica diversas ações que geram uma grande aproximação com o cliente.

Entender cada dor do cliente, produzir conteúdo que explica cada parte do processo, até que o cliente entenda que precisa do serviço, e que pode confiar no seu trabalho, são vantagens que uma boa estratégia de marketing de serviços pode oferecer.

Dessa forma, antes de simplesmente descartar a sua proposta por conta de preço ou prazo, o potencial cliente passa a também considerar a relação que foi criada com a empresa.

E em um mercado competitivo como o atual, conseguir uma aproximação com o cliente, a ponto de conquistar sua confiança e atenção, é uma grande conquista.

  1. Agregar valor aos serviços oferecidos

Como você já sabe, existem muitos concorrentes para uma empresa que presta serviços, independente da área.

É difícil ser único em um mundo conectado e com informação disponível a todo momento, para todas as pessoas.

Por isso, ao utilizar o marketing de serviços de forma estratégica, você vai agregar valor ao serviço que está oferecendo.

Imagine uma empresa de atendimento psicológico, por exemplo, que consegue mostrar, antes mesmo de ter o serviço contratado, que o futuro cliente será valorizado, e que o atendimento será sempre customizado para as suas necessidades?

Esse é apenas um dos exemplos de como o marketing de serviços pode trabalhar por você para criar este tipo de vínculo. O importante é sempre entregar mais do que o cliente espera, para conquistá-lo e agregar valor.

  1. Ter um cliente fiel

A consequência natural de uma boa estratégia de marketing de serviços, é ter a fidelização dos clientes para novas contratações posteriores.

E em marketing, ter um cliente que naturalmente volte para comprar, sem precisar gastar tempo ou dinheiro, é uma grande conquista!

Estes são os clientes que serão propagadores da marca da empresa, contribuindo de forma muito positiva para o maior alcance dos serviços oferecidos.

Se alguém contrata um serviço e sai satisfeito, os resultados são muito positivos. Ao divulgar este serviço para seus contatos, ou melhor ainda, compartilhar nas redes sociais, o alcance cresce muito!

Mas cuidado, pois o contrário também acontece. Caso o seu cliente não saia satisfeito, é possível que demore algum tempo para que você consiga “limpar” a sua imagem perante seus possíveis clientes.

Por isso utilizar uma estratégia correta, baseada nos pilares do marketing de serviço, faz tanta diferença no fim do funil de vendas e satisfação do cliente.

Como funciona o Marketing de Serviços?

Já ficou claro a importância e até necessidade de utilizar o marketing de serviços para a estratégia da sua empresa, a pergunta agora é: como fazer tudo isso acontecer?

Existem alguns pilares básicos e essenciais para qualquer estratégia de marketing de serviços, e entender todos eles faz parte do processo de utilização desta ferramenta poderosa de atração de clientes.

Para começar, entenda o que você tem de diferente

Quando uma empresa usa marketing de serviços, o objetivo final é conquistar e convencer os clientes de que aquele serviço prestado é de qualidade e confiável.

Mas qualidade e confiança não são exatamente diferenciais. Para que o marketing de serviços funcione de fato, é preciso definir aquilo que realmente faz a sua empresa única.

E isso precisa estar muito claro para todos os envolvidos, desde o marketing até os vendedores, e os prestadores de serviço que levarão o diferencial da empresa até o cliente.

Dessa forma, tudo fica um pouco mais tangível, e é possível mensurar resultados e satisfação ao final de uma estratégia ou campanha.

Depois dos diferenciais, tenha metas claras

A etapa 2 é tão importante quanto a 1, pois sem metas as pessoas não ficam motivadas, e não é possível entender se os objetivos estão sendo alcançados.

Não entenda metas claras como metas fixas, ou processos engessados.

Pelo contrário, aquele famoso bordão “quando chegar na meta, a gente dobra a meta” é bastante válido no marketing de serviços.

Por isso, é preciso definir as metas sim, para que principalmente os colaboradores envolvidos tenham uma ideia do andamento das atividades. Contudo, assim como os resultados, elas precisam estar sempre no radar e sendo revisadas.

Hora de colocar tudo em prática

A próxima etapa do marketing de serviços é criar um plano de ação para que as ideias saiam do papel, e comecem a funcionar. Alguns itens importantes:

  • Entender quem é a persona (ou as personas) da empresa;
  • Definir o objetivo do alcance das campanhas (regional, nacional, internacional);
  • Produzir muito conteúdo de qualidade, para disponibilizar gratuitamente para os possíveis clientes e ser referência no assunto que você domina;
  • Utilizar estratégias de SEO e SEO Local para ser encontrado nos mecanismos de busca;
  • Contratar um sistema de automação de marketing para facilitar a comunicação e relacionamento com os clientes;
  • Buscar sempre muito conhecimento. O marketing de serviços está sempre em constante adaptação, e cabe a cada pessoa se manter atualizado ou não.

Com os diferenciais e metas definidos, e um plano de ação claro e funcionando bem, é hora de avançar para a última etapa:

Avaliar todos os resultados conquistados

Quando falamos de estratégias de marketing de serviços, estamos falando de monitoramento constante de números e métricas.

O marketing hoje é muito mais relacionado com números do que simplesmente uma campanha bonita visualmente.

É preciso avaliar se o público alvo está correto, se as previsões estão se confirmando, e se os resultados estão positivos.

Dessa forma, caso os resultados não estejam no caminho certo, ainda é possível alterar as estratégias e buscar melhorias.

SEO Local

Como mencionado nas estratégias de colocar em prática o marketing de serviços, estratégias de SEO são muito úteis e essenciais para o sucesso de uma empresa que quer chegar nos seus clientes no momento correto.

Porém, os buscadores hoje utilizam uma estratégia mais específica para mostrar resultados às pessoas. O SEO Local surgiu para deixar as buscas mais reais, e ajudar os usuários a encontrar soluções próximas da sua localização atual através do GPS.

Tudo isso só é uma realidade pois o acesso aos smartphones e busca por serviços utilizando os dispositivos móveis é cada vez maior. Como as pessoas costumam acessar o celular o tempo todo, o resultado foi conseguir mostrar opções acessíveis conforme a localização do momento da busca.

E para que empresas de serviços consigam se adaptar a esta necessidade, existem alguns requisitos técnicos que precisam ser cumpridos.

Como fazer SEO Local

  1. Possuir citação NET

Mesmo que o nome seja meio estranho, na prática é algo simples. NET significa Nome, Endereço e número Telefônico com código de área.

Estas informações são imprescindíveis para que um buscador como o Google entenda a localização do seu negócio, ou pelo menos a localização na qual o serviço é oferecido.

Estas informações precisam estar sempre presentes no site da empresa, em todas as páginas. Normalmente estão localizadas no rodapé das páginas para ficar mais prático e organizado.

Para os usuários, é preciso que esteja visível e intuitiva de encontrar. Para os mecanismos de busca, é preciso ainda que esteja em texto, e não em imagem. Caso contrário, os leitores automáticos não encontram a informação, e por isso identificam que não existe.

  1. Avaliações locais dos serviços

Quando as pessoas buscam por algum serviço na internet, um dos pontos que mais chamam a atenção são as avaliações.

O número de estrelas no geral que a empresa possui, e também os comentários escritos. Isso porque como não existe um contato físico, uma das melhores formas de avaliar previamente o que será comprado, e saber o que outras pessoas estão falando sobre o serviço.

E quando uma avaliação negativa for recebida, é sinal de que melhorias podem ser feitas. Todos os feedbacks devem ser recebidos de forma amigável, e devem sempre ser utilizados de forma a melhorar o serviço como um todo.

  1. Utilizar backlinks locais

Dentro da etapa de produção de conteúdo de qualidade sobre o seu serviço, e assuntos relacionados às objeções dos futuros clientes, uma das formas de melhorar a localização do seu negócio é utilizar backlinks locais.

Estes backlinks na verdade se tratam de ações pequenas, mas muito importantes. Alguns exemplos:

  • Citar o nome da cidade ou região de atuação da empresa;
  • Possuir redes sociais bem ativas e mencionadas em outras contas ou até sites;
  • Listar eventos e feiras locais relacionadas ao serviço prestado;
  • Ter a sua empresa e site citados em reportagens locais, em canais com grande circulação;
  • Entre outros.

SEO Local para empresas: as 3 maiores vantagens

O SEO Local pode ser um grande amigo do seu negócio. Para alcançar os melhores resultados, é necessário colocar as ações em prática, dentro do seu planejamento de marketing de serviços.

Utilizando o SEO Local como parte do plano de ação para colocar em prática o marketing de serviços, a chance do seu negócio alavancar é muito maior do que simplesmente ter um site e redes sociais ativas.

De forma geral, existem diversas vantagens para as empresas que utilizam SEO Local no seu dia a dia, e como parte realmente do negócio.

As principais vantagens alcançadas com uma estratégia de SEO Local para a sua empresa são:

  1. Baixo custo para a empresa

Os resultados do SEO Local podem ser muito bons quando a estratégia for bem utilizada. E o melhor é que o valor necessário para isso é bastante baixo.

Como este investimento será de tempo, e não diretamente de dinheiro em patrocínios de publicidade, os resultados poderão ser observados de forma exponencial.

É claro que é preciso ter paciência. Não é da noite para o dia que os buscadores começarão a mostrar a sua empresa como a melhor opção no seu ramo, para todos os usuários das redes.

Contudo, com publicações periódicas e sempre com qualidade, é possível sim alavancar os resultados.

  1. Presença online relevante

Ao investir em SEO Local, a sua empresa estará mostrando para os futuros clientes que é relevante e possui credibilidade no assunto que está falando.

Estar em primeiro lugar nas buscas do Google, com boas avaliações e comentários positivos de antigos clientes é a receita para o sucesso.

E isso começa um ciclo muito positivo, pois as avaliações são boas, mais pessoas encontram o negócio, e melhores são as impressões gerais dos potenciais clientes.

  1. Maior número de vendas

Considerando que mais pessoas estão chegando até o seu site, pois sua localização está bem posicionada, e a relevância do seu conteúdo é grande, uma consequência é um aumento nas vendas.

Para realmente alcançar este crescimento é preciso conseguir chegar até os possíveis clientes. E ao chegar até eles, conquistar e convencê-los de que a sua solução é a melhor para o problema que estão enfrentando.

Conclusão

Como foi possível entender durante este artigo, utilizar o marketing de serviços é extremamente necessário para todas as empresas hoje.

Independente da sua área de atuação, para chegar até os consumidores do seu serviço, é preciso estar presente no ambiente digital.

E acima de tudo, estar presente de forma relevante e com boa reputação. Assim, as boas impressões serão uma consequência natural, e a equipe de vendas terá o seu trabalho bastante facilitado.

Em resumo, as empresas precisam encontrar aquilo que as diferencia das outras, e buscar o seu espaço apostando nas fortalezas que encontrar durante o caminho.

Marketing de Serviços