Dicas de SEO para Clínicas e Consultórios

Constantemente, médicos responsáveis por clínicas ou consultórios recebem propostas de agências para o SEO de suas instituições. E, infelizmente, uma grande porcentagem das empresas não é capaz de oferecer resultados profissionais nesse campo. Normalmente, essas agências atraem clientes com preços baixos e um conjunto de promessas que visam atingir resultados em SEO com uma rápida promoção da clínica ou consultório.

O fato é que o preço não pode ser muito baixo, pois existe todo um mecanismo que é composto de redatores, especialistas em SEO Onpage e SEO Offpage, além de uma grande diversidade de fatores que envolvem a arte da otimização de sites.

Quanto ao rápido posicionamento do site, não é tão simples quanto parece. As promessas de “promover” seu site médico e colocá-lo em um ou dois meses no topo são infundadas, e isso geralmente não pode ser feito em tão pouco tempo, principalmente se o site tiver um domínio com pouco tempo de criação. Ou seja, se o domínio existe há mais de três anos, há uma certa chance de que ele possa alcançar o topo dos mecanismos de busca nos próximos dois ou três meses propostos, desde que tudo seja feito de forma adequada. Se o site está iniciando em um novo domínio, o período para que ele comece a gerar resultados com SEO pode levar de seis a nove meses, dependendo do nicho e da concorrência.

Como promover um site médico nos mecanismos de busca

A Internet pode, com razão, ser chamada de canal mais eficaz para atrair novos pacientes para as mais diversas especialidades médicas. Esta conclusão é baseada principalmente pelo fato de que existe um público-alvo na Internet que se concentra na busca por especialistas todos os dias.

No entanto, grande parte dos sites de clínicas possui um nível muito baixo quando nos referimos á parte técnica, além de pouca ou nenhuma otimização para os mecanismos de pesquisa. Isso levanta a seguinte questão: o que é necessário para que o site de sua clínica apareça nas primeiras posições do Google?

Conheça as estratégias dos consultórios e clínicas concorrentes (comece por aqui)

Para começar a promover o site de sua clínica corretamente, você precisa fazer uma lista completa de clínicas que oferecem as mesmas especialidades e os termos(palavras-chave) que eles costumam utilizar.  Para os médicos que estão iniciando sua divulgação na internet, surge imediatamente a pergunta: onde obter essas palavras-chave para que eu possa começar?

Antes de tudo, pense em sua região de atuação e como um paciente buscaria por seus serviços. Por exemplo, se você é um cirurgião plástico na cidade de Recife, provavelmente boa parte dos seus pacientes em potencial buscarão por “cirurgião plástico recife”.

Você pode realizar essa busca no Google e notará que termos parecidos aparecerão no momento em que você fizer a busca, como demonstra a imagem abaixo:

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Aproveite essas outras palavras-chave para incluir no seu site também.

Existem 2 ótimas ferramentas para que você possa definir quais palavras-chave devem ser incluídas em seu site. Além de conseguir novas ideias dessas ferramentas, você terá uma noção da média de quantas buscas são realizadas por mês para cada termo relacionado com a sua especialidade.

Ubbersugest:

Clique aqui e pesquise digitando a sua cidade e a sua especialidade, como no exemplo anterior.

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Google Ads

Crie uma conta do Google Ads para poder ter acesso à quantidade de buscas realizadas mensalmente para as palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação.

Clique nesse link e conheça os passos para criar a sua conta do Google Ads.

Utilize as palavras-chave e a sua localização

Suponha que você precise promover um site sobre o serviço de cirurgia plástica. Essa palavra-chave deve ser colocada em uma página separada onde o texto de SEO será publicado. Além da página principal (home), ela deverá ter um texto completo dentro da página “cirurgia plástica”. Inclua as palavras-chave dentro do texto com as tags H1, H2, H3 e H4 de acordo com o seu artigo e sempre mantendo a coerência. Ex.: “cirurgião plástico em Recife”, “cirurgia plástica recife”, etc. Não se esqueça de incluir as mesmas palavras-chave na meta descrição e no título da página.  Crie uma página com cada serviço oferecido pelo consultório ou clínica da mesma maneira que fez para a página de “cirurgia plástica”. Essas são questões essenciais para os mecanismos de busca. Seu site deverá aparecer assim:

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Estruturação do website da clínica ou consultório

Para que o site seja efetivamente promovido, ele deve ter uma estrutura competente que permita ao visitante encontrar rapidamente as informações necessárias. Isso aumentará as chances do site aparecer nas primeiras posições de maneira orgânica.

Otimize seu site utilizando SILO e torne-se uma referência em sua especialidade nos mecanismos de busca. Lembre-se, os textos devem conter um conteúdo rico e ao mesmo tempo de fácil entendimento para os usuários. Portanto, tente não ser muito técnico na redação de seus artigos e páginas de serviços oferecidos por sua clínica ou consultório. Além disso, não deixe de incluir imagens e vídeos sempre que possível.

Otimização Interna (SEO Onpage)

Para obter a mais alta qualidade e a otimização eficiente no site de uma clínica ou consultório médico, ele deve conter os seguintes parâmetros:

– Linkagem interna para melhorar o SEO (faça links internos para outros conteúdos de seu site);

– O código HTML não deve conter erros;

– Velocidade do Website – contrate uma boa hospedagem para que o seu site seja carregado rapidamente. Esse quesito é de extrema importância, tanto para os seus visitantes, como para os mecanismos de pesquisa;

– SITEMAP.XML – o conteúdo deste arquivo possui os links para todas as páginas que precisarão ser indexadas pelos mecanismos de busca. A ausência desse arquivo pode aumentar significativamente o tempo de indexação, o que, por sua vez, afetará o seu site que terá mais dificuldades de indexar as suas páginas;

– ROBOTS.TXT – esse arquivo é necessário para informar aos robôs de busca quais páginas podem ou não ser indexadas, o que, por sua vez, elimina possíveis páginas duplicatas;

– “Erro 404” – necessária para o caso de uma página dentro do site que foi excluída ou não pôde ser encontrada;

– Schema – essa função permite que os mecanismos de busca entendam com mais facilidade onde e quais informações estão disponíveis no site. Teste o schema de seu site aqui.

Otimização de conteúdo

A regra geral é que o conteúdo seja otimizado para as pessoas. De toda forma, a utilização correta das metatags também é extremamente importante.

título da página deve ter o tamanho ideal, com no máximo 60 a 70 caracteres.

O título deve atrair a atenção dos clientes.

Um exemplo de um título que pode gerar atenção em uma loja de relógios é: “Encontre Relógios Masculinos de Alta qualidade”.

Um exemplo de um título ruim: “relógios masculinos”.

Escolhendo uma empresa de SEO para promover

médico deve lembrar-se de que a sua principal tarefa é obter a oportunidade máxima de colocar o seu site no topo dos mecanismos de busca para as principais palavras-chave de sua especialidade.

É importante ressaltar que cada site, mesmo antes do início de sua promoção, possui entradas introdutórias existentes que permitem que você entre no TOPO dos mecanismos de busca no futuro. Portanto, vale a pena saber que a estratégia de SEO pode ser dividida em quatro pilares para alcançar o sucesso:

1. Como é produzido o conteúdo;

2. Como é feita a linkagem;

3. Como os visitantes do site se comportam;

4. Como é feito o Linkbuilding;

Nenhum desses fatores deve ser deixado de lado para uma boa estratégia de SEO da clínica.

Portanto, ao escolher uma empresa para fazer o SEO de seu site, vale a pena avaliar cada um desses fatores no plano contratado.

Otimização para a intenção do usuário

Desde sempre, as palavras-chave desempenham um papel importante e, digitando palavras simples, o usuário obtém resultados simples. Atualmente, os mecanismos de busca reconhecem as necessidades do usuário muito melhor e, em regra, os próprios pacientes sabem exatamente como procurar e o que desejam encontrar. No entanto, a tendência é de que muitas vezes os usuários utilizem as palavras de “calda longa” e detalhadas para obter o resultado mais preciso possível.

Portanto, as clínicas devem focar em produzir conteúdo de acordo com as preferências dos usuários, ao invés de focar apenas em determinadas palavras-chave.  Abaixo, alguns fatos de extrema importância em qualquer estratégia de SEO:

  • Você precisa entender o que os usuários que acessam seu site desejam e quais as respostas para as perguntas que eles desejam encontrar em seu conteúdo.
  • Utilize os dados coletados na hora de fazer as alterações necessárias para a otimização do site de sua clínica médica.
  • Posteriormente, é necessário monitorar constantemente as análises para perceber o que funciona e, em seguida, fazer as mudanças de acordo com os dados analisados.

Conclusão

Utilizar as estratégias corretas na promoção de SEO de seu site pode se tornar um grande diferencial no Marketing Médico de sua clínica, fazendo com que você ganhe destaque em sua cidade dentro de sua especialidade e aumentando o número de pacientes que buscam por seus serviços diariamente.

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