Simpósio Internacional de Transparência da Pesquisa em Saúde

Um dos grandes pilares quando buscamos nos especializar  sobre qualquer assunto é a constante atualização e aprendizado para que possamos melhorar e dominar aspectos fundamentais de nossa profissão a cada dia.

O Marketing Médico envolve diversas vertentes dentro do Marketing, mas de nada adianta se o profissional da área de saúde não se mantém atualizado quando se trata de pesquisas e qualificação profissional constante.

Para que tudo esteja sempre em conformidade é importante a busca por novas informações juntamente com o aprimoramento que vem junto com a pesquisa científica, principalmente quando se trata da área de saúde.

O SITPS 2019 visa a qualificação e ampliação  de potencialidades de pesquisa em saúde para promover discussões e fomentar ações para condutas transparentes por pesquisadores e instituições.

O evento proporciona a estimulação e reflexão sobre o seu fazer em pesquisa.

As atividades e discussões propostas pretendem estimular os participantes a refletir sobre o seu fazer em pesquisa.

Este é um evento internacional, mas com foco nas pesquisas na área de saúde conduzidas no Brasil e na realidade do país e das instituições brasileiras. 

Com data prevista para os dias 8 e 9 de novembro de 2019, o evento será realizado no Salão de Atos e Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chamada para Transparência

Todos nós podemos ter métodos e processos mais abertos. No nível individual, o exercício de transparência pode ser implementado sem a necessidade de aprendizado significativo de recursos tecnológicos. Você pode ser mais transparente em suas reuniões de trabalho, elaboração de projetos, ou na produção/submissão de manuscritos. No nível institucional, a transparência é cada vez mais reconhecida como algo inovador e diferencial, pois rompe práticas antigas e amplia as possibilidades de expansão.

O Coordenador do SITPS 2019, Prof. Daniel Umpierre de Moraes, Professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e Chefe da Pesquisa Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), explica que isso requer uma decisão estratégica e gera demanda operacional em maior escala, por exemplo, com a implementação de sistemas que operacionalizem a transparência desejada.

É por isto que a chamada para transparência envolve a ação dos participantes de pesquisa, pesquisadores e instituições dispostos a pensar a ciência com mais qualidade e impacto real.

Debater sobre transparência e qualidade é muito importante para todos os membros atuantes na área da pesquisa em saúde. Um dos espaços para esse debate será o Simpósio Internacional de Transparência da Pesquisa em Saúde, que vai ocorrer nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, no Salão de Atos da UFRGS.

O SITPS 2019 tem uma reserva de inscrições isentas para participantes de pesquisa, estudantes de graduação e pós-graduação que tem vontade de participar do evento, mas que no momento não podem fazer o investimento financeiro necessário.

Você pode submeter um pedido de isenção, completando o formulário no link “Isenção de inscrição, no menu superior. A comissão organizadora do SITPS 2019 vai analisar os pedidos, buscando garantir a diversidade entre os/as contemplados com as isenções.

Rolar para cima