Google Maps para Empresas: Guia Prático e Completo

Google Maps

As empresas precisam estar presentes no Google Maps, afinal é lá que todas as pessoas estão. A ferramenta se torna uma parceira muito importante dos empreendedores, e faz parte do Google Meu Negócio.

Vamos combinar… Se você vive no planeta Terra como nós, já utilizou, em algum momento, o Google Maps para se locomover. Seja no seu carro ou da sua família, no carro de aplicativo ou até caminhando pela rua. O fato é que o Google Maps e outros aplicativos de geolocalização fazem parte da vida das pessoas todos os dias.

E é claro que as empresas têm o seu espaço nessa plataforma tão importante. É possível e bastante indicado que as empresas estejam com sua localização disponível no Google. Assim, podem ser encontradas por seus clientes de forma fácil e rápida. A ideia é que sejam poucos cliques para que os consumidores encontrem o caminho para chegar até você.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Você vai entender tudo o que precisa para fazer o gerenciamento da sua empresa no Google Maps. E como resultado, verá que mais pessoas encontrarão você. Além disso, com um endereço disponível na internet, você passa maior credibilidade e confiança aos seus consumidores.

Neste guia prático e completo, respondemos algumas das perguntas mais comuns sobre Google Maps para empresas. Continue lendo e entenda tudo isso!

Google Maps para empresas

Não é novidade que o Google Maps é o serviço de localização mais utilizado no mundo, tanto na web quanto mobile.

Mas ainda que isso seja um fato conhecido, nem todas as empresas aproveitam tudo o que o sistema pode oferecer. Ao realizar um cadastro gratuito com o endereço da sua empresa no Google Meu Negócio, você já começa a colher os benefícios.

Além de ser uma forma prática para que os clientes encontrem o seu negócio, também é possível que a sua empresa seja encontrada por pessoas que estão realizando buscas na região. Caso você tenha uma loja de sapatos, e alguém busque  por “lojas de sapato no bairro X”, o Google pode mostrar a sua loja como uma opção.

Assim, você fideliza clientes que já conhecem o seu negócio e estão buscando diretamente por você na internet. E ainda consegue conquistar novos consumidores simplesmente porque o Google entende que o seu negócio é uma boa opção para a busca daquelas pessoas.

E na verdade não existe um grande segredo por trás de tudo isso. É preciso realizar o cadastro, fornecer as informações, e mantê-las sempre atualizadas para continuar tendo bons resultados.

Como colocar minha empresa no Google Maps

Agora que você já entende como a presença no Google Maps é importante para o seu negócio, vamos para a pergunta mais comum.

“Como colocar minha empresa no Google Maps?”

Existem alguns passos que devem seguidos para cadastrar a sua empresa no Google Maps, mas não se preocupe pois não é complicado. Assim como outros serviços que o Google oferece de forma gratuita, inserir seu negócio no Google Maps não é diferente ou mais difícil.

Um ponto importante para ressaltar é: quando criar a sua conta no Google e começar a vincular os canais para empresas do sistema, utilize sempre uma conta de e-mail genérica da empresa.

De nada adianta o proprietário utilizar sua conta do Gmail pessoal para realizar os cadastros da empresa. Afinal, como é essencial que as informações estejam sempre atualizadas, mais pessoas devem ter acesso à conta.

Depois que você acessar a conta da empresa no Google, é possível fazer a solicitação de inclusão no Google Maps através dos dados de endereço. Caso a sua localização seja em um shopping ou então em um conjunto comercial, é possível que você precise especificar com mais detalhes a sua posição.

Mas para garantir a segurança e veracidade das informações, o processo é um pouco burocrático. Depois de criar o cadastro, o próprio Google envia uma correspondência para a empresa. Contudo, existe uma outra forma mais prática: através de uma ligação telefônica. Indicamos sempre a escolha por esta segunda opção, pois além de ser mais prático e rápido, não há prejuízos ao meio ambiente.

Além das informações importantíssimas de endereço, a sua empresa também deve incluir outras. Alguns exemplos são: horário de funcionamento, website, fotos, descrições, telefone de contato,…

Pense que você precisa responder todas as perguntas dos usuários em uma busca rápida, e em poucas palavras. Não é uma tarefa fácil, mas você deve ser capaz de transmitir estes detalhes.

Como cadastrar minha empresa no Google Maps grátis

Quando você faz uma busca pelo nome da sua loja ou empresa, você não encontra nenhum resultado?

Se a resposta for sim, é preciso hoje mesmo criar o seu perfil no Google Meu Negócio e cadastrar a sua empresa no Google Maps sem pagar nada por isso.

Para conseguir, siga estes passos práticos:

  1. Acesse o Google Maps;
  2. Procure o endereço da sua loja no mapa;
  3. Em seguida, clique em “adicionar um lugar ausente”;
  4. Complete o formulário que aparece na tela, procure ser o mais específico possível;
  5. Ao finalizar, clique em “reivindicar esta empresa”;
  6. Complete o cadastro.

Como já mencionamos, para finalizar o cadastro é preciso confirmar a sua existência no endereço informado através de carta ou telefone. Depois deste último passo, você estará com seu cadastro ativo e pronto para receber seu clientes através do uso do GPS.

Editar empresa no Google Maps é importante?

Depois de criar um cadastro e ter todas as informações de localização atualizadas e confirmadas, é importante mantê-las em dia.

Mas por quê? Pois é dessa forma que a sua empresa será sempre referência em presença online. Quando informações como horário de atendimento e telefone de contato mudam, estes dados devem ser alterados no cadastro.

Contudo, as pessoas ainda conseguirão descobrir o horário de funcionamento de outras formas, e o mesmo acontece para os contatos. Afinal, existem diversas redes sociais para enviar mensagens e fazer estas perguntas.

Mas com o endereço é diferente. Imagine que você tem um escritório de contabilidade no centro da cidade. Entretanto, por motivos diversos, você acaba mudando a sua localização para um outro bairro.

Como você espera que as pessoas saibam que isso aconteceu?

Uma opção é fazer uma comunicação em massa para os seus contatos via e-mail. Você poderia também criar um comunicado e veicular essa informação nas redes sociais.

Mas nenhuma dessas atitudes será tão eficaz quando alterar o endereço da sua empresa no Google Maps.

Pois essa é a plataforma de pesquisa que as pessoas mais usam hoje. E as suas informações, reforçamos, precisam estar corretas no Google.

Como excluir uma empresa do Google Maps

Além de saber como adicionar e editar informações da sua empresa, quando uma empresa encerra suas atividades é preciso fazer alterações no Google Maps também.

Outra situação que pode ocorrer é que um mesmo local seja cadastrado duas vezes. Por isso, é sempre importante prestar bastante atenção no endereço fornecido.

Além do nome da rua e número do prédio ou casa, também deve-se tomar cuidado com os detalhes como: “Sala 102”, “Avenida da Cidade, 1234, Loja 3”. Quanto mais específica for a localização, menor o risco de existir duplicação de locais.

Mas caso você precise excluir um local da sua conta do Google Maps, você deve:

  1. Fazer login no Google Meu Negócio;
  2. Em “Resumo da conta”, clicar em Locais duplicados;
  3. Clicar no local (ou locais) a ser removido;
  4. Clicar em “Excluir esta ficha”.

Conclusão

Neste guia prático buscamos responder as perguntas mais comuns que são feitas quanto a Google Maps para empresas.

Com estas informações, acreditamos que você conseguirá entender a importância e possibilidades que existem dentro do Google Maps. Afinal, colocar suas informações na rede não é apenas mais um passo do marketing digital.

Disponibilizar a sua localização no ambiente online significa que você se preocupa com os seus clientes.

Mostra que você quer que eles encontrem você, de forma simples e rápida, através da plataforma de pesquisa que eles mais usam: o Google.