Marketing Médico

Este artigo tem como objetivo servir de guia com detalhes relevantes para todos aqueles que desejam iniciar a sua jornada no marketing médico com diversas dicas, ferramentas e estratégias para atingir o sucesso no que diz respeito ao marketing na área da saúde.

Com o acesso facilitado à internet, pacientes têm hoje o poder de pesquisar, avaliar e escolher profissionais da saúde e clínicas médicas antes mesmo de conhecer seus locais físicos. Com isso o Marketing Médico se tornou um grande diferencial para clínicas e consultórios de todo o Brasil.

Hoje as pessoas procuram por profissionais bem avaliados, acessíveis e que transmitem confiança.

Junto a este fato, o setor da saúde vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. As opções de planos de saúde são cada vez mais amplas e oferecem diversas possibilidades de escolha para os pacientes.

Para completar essa situação toda, a cada ano milhares de médicos são formados no Brasil, o que faz com que a concorrência cresça de forma muito acelerada. Este é outro fator que torna o marketing médico imprescindível nos dias de hoje.

Desafios do Marketing Médico

Desafios do Marketing Médico

Entenda que, conseguir chegar até estes pacientes como uma boa opção para a solução de seus problemas, mostrando a credibilidade e confiança que buscam, e fazer isso melhor do que a concorrência, se torna um grande desafio para os especialistas, e para as clínicas.

Isso acontece porque estes profissionais não foram preparados para fazer marketing médico e divulgar os seus serviços, e sim atender os pacientes da melhor forma possível, conforme a formação que receberam.

E para conseguir se destacar nesta nova realidade, é preciso buscar por soluções inovadoras e bem pensadas. Neste sentido, o marketing médico ganha força e passa a ser uma ótima estratégia para profissionais da saúde, principalmente para aqueles que desejam aumentar os seus ganhos através da divulgação de seus serviços.

Neste artigo com várias dicas, conceitos e estratégias você vai entender tudo sobre marketing médico, e se preparar cada vez melhor para vencer a concorrência e chegar a mais pacientes que estejam buscando por um atendimento especializado.

O que você vai ver:

  • O que é Marketing Médico
  • Marketing digital para médicos
  • Como funciona o Marketing para Médicos?
  • O que uma Agência de Marketing Médico faz?
  • Marketing Médico nas Redes Sociais
  • Marketing Médico no Google

O que é Marketing Médico

O marketing médico é um conceito amplo que inclui todos as questões relacionadas ao provedor de serviços (médico, enfermeiro, secretária do consultório, profissionais de saúde em geral) e o consumidor final que é o paciente de seu consultório.

o que é marketing médico

As tarefas relacionadas à atividade de marketing médico tem como objetivo a promoção, aumento de autoridade, a busca por novos pacientes e a ampla satisfação das suas necessidades de cuidados médicos.

Quando consideramos o marketing de forma geral, podemos refletir sobre uma gama de atividades que reúne produtos, preços, local de venda, pessoas, a interação entre eles no curso da venda de mercadorias ou na prestação de serviços e as condições em com as quais essa atividade é realizada.

O marketing médico de uma organização tem como foco o serviço de manutenção da saúde humana e isso vai determinar várias especificações para a área de saúde.

A diferença do marketing médico reside no fato de que os serviços estão estritamente relacionados aos especialistas que os prestam.

Em resumo, Marketing Médico é uma estratégia de marketing digital que auxilia no alcance de resultados através da divulgação de serviços para clínicas, hospitais e profissionais da saúde em geral.

Por se tratar de um braço do marketing digital, ao utilizar o marketing médico de forma estruturada, uma consequência natural é que o posicionamento da marca do profissional de saúde, ou da clínica, cresça de forma muito expressiva.

São diversas vantagens conquistadas a partir da utilização do marketing médico em sua clínica, ou na sua carreira como profissional de saúde.

Confira abaixo algumas dessas vantagens:

  • Atração, captação e fidelização de novos pacientes;
  • Conquista de autoridade em sua especialidade;
  • Obter um diferencial da sua concorrência.

Todos os dias, milhares de pacientes buscam por atendimento médico e serviços especializados a partir de buscas no Google. Mas as buscas começam antes, quando os pacientes apresentam alguns sintomas iniciais e começam a buscar por informações na internet tentando se auto diagnosticar.

Provavelmente você já teve pacientes que chegaram ao seu consultório com uma lista de remédios a serem receitados, sem uma consulta prévia de um profissional, de tantas informações que muitas vezes são consumidas na internet antes mesmo de fazer a primeira consulta.

Exageros à parte, o fato é que o perfil do paciente hoje está muito mais interessado em informação de qualidade sobre o assunto em que está precisando de orientação.

Ele sempre procura pesquisar antes de ligar para um consultório e marcar uma consulta com um especialista indicado pela vizinha ou pelo amigo.

É por isso que uma estratégia de marketing médico é tão importante. Ao construir conteúdo de qualidade, mostrar o diferencial e provar que entende do assunto, o profissional por trás de um site, um blog e/ou uma rede social se torna uma referência e os pacientes passam a confiar previamente no trabalho que será realizado.

A importância do marketing médico para consultórios e clínicas

Diversos consultórios e clínicas de todo o país já entenderam a importância disso e que o marketing médico é uma tendência real, com uma mudança no comportamento dos consumidores. Como resposta a tudo isso, estão utilizando o marketing médico para atrair estes pacientes para contratarem os seus serviços.

marketing médico para clínicas

Quando uma estratégia é bem feita, o número de atendimentos diários de uma clínica aumenta, bem como a autoridade do médico na cidade ou região que atua também. Resumindo, ele se torna uma referência em sua região de atuação.

Ao longo deste texto você vai entender as etapas do processo de uma campanha de marketing médico, e como é possível de forma natural e orgânica melhorar os resultados de sua clínica ou consultório.

Por que investir em Marketing Médico

A internet hoje é uma realidade para a maior parte da população brasileira e tem influenciado as pessoas em seus pensamentos, anseios e na própria forma de viver.

Antigamente a divulgação “boca a boca”, listas amarelas e divulgação na grande mídia eram as formas mais eficazes de vender produtos e serviços para empresas de todos os ramos.

Atualmente, as pessoas buscam por informações diretamente no Google e estão conectadas quase que o tempo todo em suas redes sociais. Além disso, muitas vezes preferem resolver alguns de seus problemas diretamente através da internet, como é o caso das compras online por exemplo.

investir em marketing médico

Divulgação de serviços no Marketing Médico

No caso da divulgação de serviços médicos a tendência de busca por informações na internet prevalece. Mesmo quando um médico é indicado por um parente ou amigo, as pessoas buscam por informações sobre este médico diretamente no Google, acessam suas redes sociais e querem saber o que ele tem a dizer. Outras vezes, buscam por avaliações de outros pacientes já atendidos por esse médico.

Em alguns casos, as pessoas estão apenas buscando por informações sobre uma possível doença ou por uma especialidade médica em sua própria cidade.

Portanto, o Marketing Médico deve ser uma das prioridades para os profissionais de saúde que tem como objetivo crescer e se tornar uma referência em sua especialidade.

Marketing Digital para Médicos

O marketing digital se trata de um conjunto de ações e estratégias de comunicação para que as empresas utilizem a internet como parte integrante dos seus negócios.

O objetivo principal é chegar até os consumidores durante os diferentes estágios de uma decisão de compra, até que estejam prontos para comprar alguma coisa ou contratar um serviço.

marketing digital para médicos

O marketing médico digital nada mais é do que uma especialidade do marketing digital tradicional. É uma modalidade muito importante, pois é pensada considerando exatamente o público alvo das clínicas e consultórios que passam por desafios específicos da área.

De nada adianta utilizar uma estratégia incrível que deu certo para milhares de pessoas na área industrial, de moda, comércio ou agricultura, pois são mercados diferentes e muitas vezes sem restrições previamente impostas.

Ética no Marketing Médico

O marketing médico deve ser feito de maneira ética, em acordo com as normas definidas pelo CRM e dentro das limitações pré definidas dentro deste princípio.

Uma estratégia bem elaborada de marketing médico precisa atuar desde o momento em que uma pessoa começa a sentir a necessidade de realizar uma consulta. Devemos considerar que, o seu consultório deve estar com um site nas primeiras posições do Google e responder às perguntas que o futuro paciente possua relacionados à sua especialidade em saúde.

Exemplo

Vamos supor que você atenda pessoas com problemas cardiovasculares. Neste caso, para que você tenha credibilidade e relevância sobre o assunto na internet, deve publicar conteúdo de qualidade relacionado a todos os tipos de questionamentos e dúvidas que os pacientes possuam sobre doenças cardiovasculares.

Assim, além de encontrar algumas informações importantes na internet, as pessoas guardarão o seu nome para um futuro contato, pois sabem que podem confiar no que você diz.

As especialidades e o Marketing Médico

Esta lógica do marketing médico funciona para todas as especialidades médicas que existem, mas para cada caso uma estratégia diferente precisa ser pensada, organizada e executada.

Ao aplicar tudo isso de forma correta, os resultados serão nítidos e os feedbacks dos pacientes que chegam até a sua clínica também começarão a ser recebidos de forma natural. Afinal, uma pessoa que busca um profissional completo para ajudar a resolver um problema de saúde, tem muito a agradecer por uma informação correta e um direcionamento de um especialista capacitado.

Agora, depois de entender melhor o que é o marketing digital, e a forma como o marketing médico é especializado e essencial para o sucesso de clínicas, consultórios e profissionais de saúde em geral, é hora de entender como fazer com que tudo isso se torne uma realidade.

Agência de Marketing Digital para Médicos

Assim como a formação em um curso de medicina e a posterior especialização são longas, um profissional capacitado e com experiência para criar uma boa estratégia de marketing médico pode auxiliar a sua clínica a alcançar os melhores resultados.

Uma agência de Marketing Digital para Médicos deve criar toda a estratégia do médico para mídias digitais, pesquisas no Google, newsletters e tudo que envolva o Marketing Digital para o médico.

agência de marketing médico digital

Ao contratar uma agência de marketing médico, a sua clínica estará assinando um contrato que poderá incluir momentos de discussão e troca de ideias entre os envolvidos da clínica ou consultório, e a agência.

O grande objetivo deste tipo de serviço é conseguir manter viva a comunicação entre todos, além da possibilidade de revisar e inovar nas estratégias que estão sendo utilizadas.

O que uma Agência de Marketing Médico faz?

Uma agência de marketing médico realiza todo o trabalho envolvido na sua estratégia. Desde o levantamento de informações iniciais, planejamento do que será executado, realização das ações e avaliação dos resultados.

Dessa forma, uma equipe de profissionais capacitados e que entendem da sua área de atuação no mundo do marketing, pode agregar muito valor à sua marca para que ela conquiste mais espaço no mercado e no seu local de atuação.

Objetivos de uma Agência de Marketing Médico

O principal objetivo de uma agência especializada em Marketing Médico é executar todo o planejamento realizado previamente e atingir os resultados necessários para o crescimento do profissional da área de saúde.

Mas você pode estar pensando: por que não contrato um analista de marketing que possa fazer tudo isso para o meu consultório?

A vantagem de contar com uma agência de marketing digital para médicos é que geralmente essas empresas já possuem casos de sucesso de profissionais de saúde, entendem como funciona toda a lógica por trás do negócio, fazem tudo de acordo com as normas do CFM e conseguirão atingir resultados mais satisfatórios em um espaço mais curto de tempo.

Como começar a fazer Marketing Médico?

Como qualquer estratégia de marketing, o marketing para médicos não é diferente, e é organizado em etapas, utilizando ferramentas e formas de trabalho determinadas e já comprovadas que geram resultados positivos para conquistar novos clientes.

Limitações do Marketing Médico

CFM

Antes de começar a trabalhar em seu marketing médico é preciso ficar atento às regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) no que diz respeito à publicidade médica e devem ser cumpridas pelos profissionais da área.

Algumas destas regras são:

  • Não anunciar uma especialidade que você não possui;
  • Nunca tenha o seu nome envolvido em propaganda enganosa;
  • Não divulgue aparelhos de última geração ou preços atrativos para atrair novos pacientes e vencer a concorrência;
  • Não exiba fotos de seus pacientes;
  • Não compartilhe informações polêmicas ou sensacionalistas que possam deixar a sociedade como um todo preocupada;
  • Jamais realize uma consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância.

Clique aqui e acesse o site do Conselho Federal de Medicina para saber sobre todas as regras relacionadas à publicidade médica.

Com todas as regras claras, e entendendo o que pode ou não ser feito, é hora de começar o planejamento de seu marketing médico.

Planejamento

  • Quais são as buscas realizadas na sua área de atuação?
  • Qual o perfil dos pacientes que chegam até você?
  • Quais são as estratégias de sua concorrência?
  • Em que eles investem? Quais os resultados?

Estas são as perguntas práticas que qualquer etapa de planejamento de uma estratégia de marketing médico precisa ter. Depois de mapear tudo, é preciso definir os seus objetivos, para então partir para as ações.

Objetivos

As opções são diversas, mas seguem algumas ideias de objetivos a serem definidos em sua estratégia de marketing médico:

  • Conquistar mais pacientes;
  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Ser uma autoridade em uma área ou tipo de tratamento específico.

Execute e meça suas ações de Marketing Médico

Depois de definido o plano com os objetivos e estratégias, é hora de começar a realizar as ações.

Criar campanhas de marketing, produção de conteúdo, otimização do site, ads, mídias sociais, etc. São diversas opções de ações a serem realizadas dentro de sua estratégia de marketing médico. Abordaremos algumas delas em detalhes abaixo.

Acima de tudo, é preciso executar as atividades de forma comprometida e com extrema qualidade, para que você possa colher  os melhores resultados como consequência.

Medindo as ações realizadas ao final de 30 dias:

  • Número de Campanhas Criadas;
  • Quantidade de posts no Instagram;
  • Artigos no Blog;
  • Valor Investido em Ads;
  • Número de Visitantes total no site;
  • Número de contatos gerados;
  • Quantidade de novos pacientes.

Mensure todos os resultados de suas ações de Marketing Médico, isso é fundamental!

Não deixe nada de fora das análises. Por mais simples que alguns resultados possam ser, quando organizados e analisados dentro de um contexto, os dados podem gerar boas ideias de melhoria e é possível entender o que está dando mais certo.

A mensuração de dados e resultados é uma das bases do marketing digital, e não seria diferente no marketing médico.

Marketing de Relacionamento

Quando pensamos em marketing médico, o marketing de relacionamento é uma forma econômica de fazer negócios. Feito da forma correta, vai reter pacientes antigos e adquirir novos e, também vai ajudá-lo a receber mais indicações.

marketing de relacionamento

Ter um canal aberto de comunicação entre médicos, equipe e pacientes gera confiança, constrói lealdade e, consequentemente, aumenta as vendas. O marketing de relacionamento desempenha um papel essencial em qualquer negócio e deve ser o alicerce do marketing médico.

O que é Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser definido como um conjunto de ações que uma empresa realiza para aumentar a satisfação de seus clientes.

É uma abordagem de marketing direto e dentro do marketing médico visa um público alvo para transmitir uma mensagem específica com o objetivo de atingir os resultados esperados.

Vantagens do Marketing de Relacionamento no Marketing Médico:

  • Mais confiança por parte do paciente;
  • Maior reconhecimento para o Médico;
  • Aumento do número de indicações;
  • Retenção maior de pacientes atendidos.

Aplicação no Marketing Médico

Os princípios do marketing de relacionamento aplicados ao marketing médico abrem novas possibilidades de interação e melhoram a relação médico-paciente. Esta abordagem centrada no cliente utiliza materiais de marketing e programas educacionais relacionados para posicionar o profissional de saúde como um aliado e fonte de apoio do paciente.

As atividades tem como objetivo melhorar o comportamento interpessoal e a comunicação com os pacientes, eliminando divergências e falhas na comunicação entre médico, paciente e no consultório como um todo.

O marketing de relacionamento deve ser uma parte integrante do pacote geral de tratamento e influenciará diretamente em seus resultados de marketing médico.

Marketing Digital

Imagine que o seu site está pronto e ele tem um ótimo design, recursos incríveis, conteúdo valioso para o seu público alvo, mas você não se importou em divulgá-lo. Isso significa que todos os seus esforços e investimento foram em vão, já que os usuários nunca o encontrarão no Google, pois o seu site está nas últimas posições das pesquisas para a sua palavra chave.

Entenda que a divulgação de sites de alta qualidade é um processo  com diversas etapas dentro de uma estratégia bem elaborada de marketing médico.

O trabalho envolvido envolve várias fases, mas quando executado de forma correta trará muito retorno para o seu consultório.

Estratégias de Marketing Médico:

A maior vantagem do marketing digital é a possibilidade de calcular com precisão o ROI de praticamente todos os aspectos de seus esforços de marketing. Além disso, ao contrário do marketing offline, é possível obter resultados precisos em tempo real e divulgar informações sobre o serviço para um número muito maior de consumidores.

As estratégias de publicidade utilizam todas as ferramentas disponíveis, inclusive as pagas e as gratuitas. Na grande maioria dos casos, a escolha dependerá do estágio em que a sua estratégia se encontra e os objetivos de marketing de seus serviços.

Lembre-se de que não é necessário fazer tudo de uma vez, mas você precisa priorizar alguns aspectos, como ter um site responsivo e que seja de fácil navegação para os seus visitantes.

Identidade Visual

Identidade Visual

Não há a menor dúvida de que ter uma marca com uma estética moderna e bonita faz muita diferença para o cliente final. Em um mundo digital como o que temos hoje, não adianta se o seu serviço é o melhor da cidade, mas as pessoas não se interessam primeiramente por sua marca e o que ela representa.

Por isso, as agências de marketing médico também devem trabalhar com a identidade visual de seus clientes. Dessa forma, seus futuros pacientes terão uma primeira impressão muito positiva, o que contribuirá para os resultados em seu consultório.

Site Médico Otimizado e pronto para Conversão

Site Médico

Uma agência de marketing médico deve oferecer também um site médico bem estruturado e projetado para a conversão dos visitantes interessados em seus serviços.

O site médico, em conjunto com o blog, são muito importantes, pois permitem atrair os pacientes com um conteúdo de qualidade e receber os contatos de novos pacientes, tudo de acordo com a estratégia de marketing médico pré definida para a sua clínica ou consultório.

O que um Site Médico deve ter?

  • Responsividade – O site deve funcionar bem em dispositivos móveis;
  • Velocidade – Melhora a experiência do usuário e é um ponto a favor para que o seu site fique bem posicionado no Google;
  • Segurança – Imprescindível para que o site esteja protegido contra qualquer tipo de vulnerabilidade e evite problemas futuros para a sua marca;
  • Design – Além de transmitir uma boa imagem para a sua marca, também deve ser de fácil usabilidade para o usuário.
  • Conteúdo – O conteúdo de seu site deve ser rico e ter as informações que o seu cliente procura.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Esta é uma das principais estratégias utilizadas para atrair consumidores para as empresas hoje, pois todos estão buscando por conteúdo de qualidade e informações relevantes em suas buscas na internet.

A questão principal sobre a produção de conteúdo é conseguir manter uma constância e qualidade técnica de SEO nos artigos, para que os buscadores entendam o seu conteúdo como relevante e possam mostrá-lo para mais pessoas, posicionado seu site nas primeiras posições.

Mas ao mesmo tempo, é preciso escrever as respostas para aquilo que as pessoas estão perguntando. Atender às demandas e expectativas dos seus futuros pacientes é crucial para que sua atenção seja captada, e para que no futuro voltem a procurar por você.

Diariamente milhares de buscas são realizadas, e com certeza você tem espaço para trabalhar com a internet a seu favor dentro de sua área médica, para chegar aos pacientes no momento em que eles buscam por informações relacionadas à sua especialidade.

De forma resumida, a produção de conteúdo vai de encontro com o caminho que o paciente percorre:

  1. Realiza buscas no Google para sanar dúvidas.
  2. Encontra o seu blog com a resposta para essas dúvidas.
  3. Entende que o seu conteúdo é relevante e responde às suas perguntas, portanto, o paciente passa a considerá-lo uma referência no assunto.
  4. Quando estiver pronto para marcar uma consulta, o paciente lembrará de tudo que aprendeu com você e entrará em contato.

Google

Como você já entendeu ao longo deste artigo, a busca por informações no Google é muito grande.

Google

Ao digitar qualquer pergunta no buscador, diversas páginas aparecerão, inclusive a sua se você utilizar corretamente as técnicas de SEO para marketing médico.

As pesquisas geralmente são as mais diversas: desde dúvidas sobre sintomas, ou até diagnósticos, chegando na busca por um especialista em alguma área da saúde.

Ao digitar estas dúvidas ou especialidades médicas no Google, o buscador mostrará os resultados com maior qualidade, além de incluir uma lista dos profissionais que se encontram na região em que aquela pessoa está pesquisando.

Por isso, estar bem posicionado no Google pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Existem diferentes formas de utilizar o Google na sua estratégia, sendo as mais importantes:

Google Ads

Ao utilizar o Google Ads para o seu consultório, você poderá aparecer nos primeiros resultados da busca paga e é a forma mais rápida de conseguir aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

Este tipo de divulgação possui uma grande procura por consultórios e clínicas que desejam fazer marketing médico, pois permite atrair clientes que já procuram por uma especialidade médica adequada.

Funciona como um leilão e você pagará por cada clique que receber em seu anúncio.

Agora, vamos entender como fazer para aumentar o número de contatos do site e melhorar a sua estratégia de Marketing Médico.

Considere alguns fatores antes de começar a fazer publicidade no Google Ads para não desperdiçar o seu orçamento:

  • Faça a segmentação geográfica para garantir que o seu anúncio seja exibido apenas para pessoas em sua cidade ou próximas ao seu consultório;
  • Pesquise as palavras chave relacionadas à sua especialidade e determine um valor máximo por clique;
  • Insira seu endereço ou telefone em seu anúncio;
  • Exclua palavras chave negativas como “grátis, SUS e promoção” por exemplo;
  • Verifique se o seu site possui velocidade suficiente para receber os visitantes;
  • Atualize seus contatos no site para receber pessoas interessadas em seus serviços;
  • Link para o Whatsapp Business de seu consultório.

Muitas vezes essas questões básicas podem aumentar as conversões em seu site rapidamente quando você utiliza o Google Ads para marketing médico.

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Para que a sua clínica apareça no Google para buscas em sua região, é importante estar cadastrado no Google Meu Negócio. Isso fortalecerá ainda mais a sua estratégia de marketing médico em sua cidade.

Insira informações relevantes tais como endereço, horário de funcionamento, número para contato e rotas de acesso até o seu local físico para ser mais facilmente encontrado.

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (GMB) é um diretório online gratuito de empresas. Este serviço permite que você gerencie a exibição de dados de sua clínica nos serviços do Google, principalmente nos mapas.

É assim que o cartão de seu consultório deve aparecer no Google Maps com as suas informações do Google Meu Negócio:

Google My Business

Além de atrair tráfego, o Google Meu Negócio afeta a posição do site da empresa nos resultados de busca orgânica locais podendo aparecer entre os 3 primeiros resultados dos mapas, logo abaixo dos resultados do Google Ads.

Na hora de cadastrar, é importante preencher um perfil completo de seu consultório. Abaixo as informações básicas que devem ser preenchidas em seu GMB:

Fotos – Inclua o máximo de fotos possíveis de dentro do consultório, da fachada, de sua equipe suas próprias fotos em seu ambiente de trabalho;

Categoria – Essa parte é muito importante para o posicionamento. Já vi empresas que não estavam na categoria adequada e esse era o único motivo para não aparecer no GMB, portanto inclua a categoria adequada à sua especialidade;

Título – Inclua o seu nome e a sua especialidade no título de seu GMB;

Descrição – Faça uma descrição do seu negócio e inclua a sua localidade dentro da descrição, mas sem exageros quanto às palavras chave;

Descrição dos Serviços – Descreva cada serviço prestado em seu consultório na categoria “serviços”;

Avaliações – Por último, mas não menos importante, peça aos seus pacientes atendidos para que enviem uma avaliação dos seus serviços para o GMB.

O papel do GMB como fator de classificação na busca local é muito importante para aqueles que buscam melhorar o marketing médico para os seus consultórios, além de ser um diferencial com relação à autoridade local dos especialistas que possuem muitas avaliações positivas.

Fatores de classificação no Google Meu Negócio

Existem vários fatores que afetam a posição de uma empresa no GMB, abaixo algumas delas:

  • Relevância – correspondência do cartão à consulta de pesquisa do usuário;
  • Distância física até a empresa – proximidade de quem está realizando a busca;
  • Citações, classificação e avaliações da empresa.

SEO Local

SEO

Até pouco tempo atrás, muitas pessoas não achavam necessário o uso de promoção de SEO para o marketing médico, pois consideravam o custo deste tipo de divulgação alto demais.

No entanto, para o marketing médico ser realizado com mais performance, fazer SEO para o seu consultório justifica o custo, pois oferece alta conversão, permitindo que você atraia muito mais pacientes novos.

O SEO é mais eficaz quando feito de forma local para clínicas e consultórios e sem dúvida é um dos pilares do marketing médico digital.

Uma atenção especial deve ser dada à semântica e usabilidade do site. Para expandir o núcleo semântico, recomendamos o uso não apenas de frases como “direção – cidade” ou “médico – cidade”, mas também os sintomas de uma doença específica.

Assim como o Google Meu Negócio, o objetivo do SEO Local é organizar a sua presença online. No seu site informações como nome, endereço e telefone devem constar em todas as páginas.

Como boa prática, as pessoas costumam colocar estas informações no rodapé das páginas.

Redes Sociais

As redes sociais podem trabalhar a favor do marketing médico, pois são um canal com muita audiência, e uma maneira muito poderosa de compartilhamento de informações e indicação de profissionais. Uma realidade que era completamente diferente há poucos anos atrás dentro do marketing médico tradicional.

O direcionamento é um sério concorrente da publicidade contextual hoje, mas nem todos os profissionais de marketing conseguem entender os detalhes relacionados a este tipo de promoção. Sua diferença em relação ao contexto é que os anúncios são exibidos para clientes em potencial e, para promovê-los, as postagens devem conter um conteúdo estimulante para os clientes.

Vamos falar sobre as redes sociais mais populares e eficazes para o marketing médico e como trabalhar com cada uma delas.

Instagram

Instagram

Hoje, o Instagram para médicos é parte essencial de uma estratégia de marketing médico completa e deve ser utilizado de forma planejada e estruturada.

Não é uma tarefa das mais fáceis manter um perfil de uma clínica sempre movimentado, com as respostas a comentários e directs em dia e em perfeita harmonia com a estratégia de marketing  definida previamente.

Mas os médicos e clínicas que não possuem suas contas comerciais ativas no Instagram estão certamente perdendo uma ótima oportunidade dentro do marketing médico.

  • Anúncios no Instagram

O custo da publicidade direcionada no Instagram é um pouco mais alto em comparação com outras redes sociais e deve ser configurado através do Gerenciador de Negócios do Facebook.

Basicamente, deve ser instalado o Facebook Pixel  e seus anúncios serão mostrados para os visitantes que têm uma conta no Instagram.

Uma especificidade do Instagram é que ele dá preferência a vídeos e imagens. Considerando isso, utilize em suas postagens fotos e vídeos que atraiam a atenção de seus seguidores.

  • Publicidade em outros perfis do Instagram

Você pode buscar parcerias com outros perfis do Instagram relacionados à sua especialidade, isso ajudará a melhorar seu marketing médico com mais exposição de sua marca de forma segmentada.

  • Hashtags

Criar hashtags aumenta sua popularidade e ajudará o seu consultório a aparecer nas buscas do Instagram, promovendo ainda mais o seu marketing médico.

  • Stories

Os Stories do Instagram foram recebidos com entusiasmo por usuários que postam vídeos e fotos todos os dias. O Stories enfatiza o valor dos momentos da vida cotidiana que as pessoas compartilham com os seus seguidores. As pessoas adoram saber um pouco sobre o seu dia a dia. Portanto, é interessante mesclar momentos de lazer do seu dia a dia com informações sobre os seus serviços. Depois de um dia, o story desaparece do seu perfil.

Para criar anúncios no Stories do Instagram, você deve carregar um vídeo curto (não mais de 15 segundos) ou imagem em seu perfil. O tempo de exibição é limitado, portanto, seja criativo para que o anúncio gere resultados.

Facebook

Facebook

Para as clínicas que querem fazer marketing médico, o Facebook é uma opção viável na divulgação de serviços e pode ser utilizado de forma geolocalizada quando se trata de fazer anúncios. Isso quer dizer que quanto mais usuários da rede social em sua região de atuação, mais pacientes podem ser atraídos se esse canal de publicidade for usado de forma eficiente.

Como no Instagram, os anúncios dessa rede social são configurados por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook.

Considerando que o Facebook reduziu a visibilidade das postagens do feed principal para 2%, os anúncios se tornaram mais eficazes na promoção do marketing médico para consultórios e clínicas.

Imagens, textos e vídeos funcionam bem para anúncios no Facebook, mas lembre-se de criar postagens que sejam interessantes para o seu público e com um link direto para o seu site.

Youtube

Youtube

A plataforma de vídeos mais popular do mundo ao longo do tempo se transformou em uma grande rede social. Existe uma tendência em que a geração mais jovem está muito mais propensa a assistir vídeos do que ler textos. Para usuários mais jovens do Youtube, alguns canais se tornaram fontes confiáveis ​​de informação em diversas áreas.

Você pode utilizar o YouTube de diferentes formas em benefício do Marketing Médico de seu consultório:

  • Google Ads

Permite que você crie anúncios personalizados com textos, banners e vídeos dentro do Youtube.

  • Parcerias com outros canais

Você pode se tornar um parceiro de canais que oferecem um conteúdo similar ao seu e aumentar a exposição de sua marca para pessoas interessadas em seus serviços.

  • Ter seu próprio canal no Youtube

Ter seu próprio canal é uma das melhores alternativas na promoção do seu marketing médico hoje. Seu canal pode ter vídeos sobre sua clínica e se tornar uma fonte de novas informações sobre os serviços que você presta para clientes em potencial. Outros tópicos pertinentes são sintomas de doenças e tratamentos atuais, os benefícios da prevenção e assim por diante.

E-mail Marketing

email marketing

Usar o E-mail Marketing é outra forma de divulgar os seus serviços e deve estar incluso dentro de sua estratégia de Marketing Médico.

É importante lembrar que os e-mails devem ser enviados apenas para aqueles que concordaram em assinar a newsletter em seu site.

Montando a sua lista

Para montar uma lista com pessoas que se interessam pelo seu segmento de atuação, ofereça bônus como e-books ou um vídeo com alguma explicação apenas para as pessoas que assinarem a sua newsletter.

Mantenha seus contatos informados enviando um e-mail cada vez que você postar um novo artigo no blog ou vídeo, caso você possua um canal no Youtube.

O ideal é que você envie emails para a sua lista uma vez por semana ou a cada 15 dias, isso ajudará a lembrar o cliente sobre você, utilizando dados sobre o que o interessou no site de seu consultório médico.

Mesmo que o cliente não visite o seu consultório agora, ele não deve se esquecer de você!

O Relacionamento com o paciente e o E-mail Marketing

Para todos aqueles que já foram atendidos por você, uma mensagem de aniversário pode ser uma ótima ideia para manter a sua marca ativa na cabeça do paciente e ele certamente se sentirá bem com a lembrança. Afinal, quem não gosta de ser lembrado no dia do próprio aniversário?

Para colocar em prática esta estratégia de marketing médico, você pode utilizar um programa de envio de e-mails que ofereça esta alternativa e criar um template padrão que trocará apenas o nome do aniversariante do dia.

Pesquisa de Satisfação

Você deve observar qual é a sua fonte de novos pacientes para obter um fluxo constante e poder medir o que funciona melhor na divulgação e na sua estratégia de marketing médico.

Manter uma boa reputação da clínica e dos seus serviços é outra condição indispensável no marketing médico, visando sempre a prevalência de críticas positivas.

Calcule o índice de satisfação. Este indicador abrangente consiste nas classificações atribuídas pelo cliente após a comunicação com a sua secretária, como ele percebe suas instalações, seus serviços prestados, entre outros fatores.

avaliações de pacientes

Envie pesquisas após cada atendimento

Após o término da consulta, peça à sua secretária que envie um questionário com uma pequena pesquisa de satisfação. Meça os resultados e busque a melhoria constante em tudo que puder em seu consultório. Avalie mensalmente os seus resultados.

O índice de satisfação está abaixo de 4,5 em 5?

Então sua empresa está com sérios problemas. Crie as métricas de fidelidade do cliente que são ideais para o seu consultório. Quando se trata de marketing médico, todo proprietário de um consultório deve entender: se você não mede nenhum indicador, você não tem como melhorar.

Lidando com críticas negativas na internet

Alguns pacientes atendidos poderão escrever uma crítica negativa sobre você ou sobre o seu consultório.

Não deixe comentários negativos sem resposta. Crie uma conta corporativa em todos os portais onde os usuários compartilham suas opiniões sobre as visitas ao seu consultório e se comunique com clientes insatisfeitos de maneira positiva.

Alguns deles: Google Meu Negócio, Facebook e Doctoralia.

Sempre busque encontrar uma saída para uma situação negativa, pois um cliente insatisfeito só quer que você resolva o problema.

Além disso, quando você responde à uma crítica negativa, demonstra às pessoas que você se importa.

Marketing Médico e o Retorno do Investimento (ROI)

Calcular o retorno do investimento feito em marketing médico vai depender de vários fatores como: habilidade de vendas de sua secretária, recomendações de outros pacientes, ciclo de vida do cliente, tempo gasto para a marcação da primeira consulta e a influência de cada canal de divulgação.

roi marketing medico

O que é ROI

O ROI, também conhecido como retorno do investimento, é um cálculo usado para medir o sucesso do seu investimento e ao mesmo tempo comparar o desempenho de diferentes investimentos. Dessa forma, ele justifica a escolha de uma estratégia de alocação de capital ou prova seu fracasso.

Alguns benefícios em medir o ROI:

  • Demonstra em números o resultado do seu investimento: Você entenderá através de números tudo sobre a qualidade do investimento com base no lucro obtido e poderá determinar se continuará investindo.
  • Oferece uma imagem financeira mais precisa: No marketing médico, o ROI permite ter uma ideia de como os seus negócios estão progredindo.
  • Demonstra quais são as melhorias necessárias: Após uma análise de seus investimentos e demonstrações financeiras, você entenderá quais são as áreas de atividade que podem melhorar seu desempenho.

ROI de Campanhas de Marketing Médico

O marketing médico deve ser um investimento de longo prazo e não deve ser considerado um custo, por isso você deve planejar o seu investimento de forma assertiva. Meça o retorno do investimento para ter a absoluta certeza de que o marketing médico realmente compensa para o seu consultório.

Para calcular seu ROI, utilize a seguinte fórmula:

(Retorno – Custos) / Custos

Por exemplo, 200 reais investidos em uma campanha de marketing médico que gere R$ R$800 em vendas de serviços.

(800 – 200) / 200 = 3

Portanto, o ROI é três. Isso significa que, para cada um real investido, você recebeu 3 reais de volta em seu investimento em marketing médico.

Quando o ROI é positivo, significa que as campanhas de marketing médico estão sendo feitas de forma correta. Quando for negativo, quer dizer que não há uma segmentação eficiente para seus clientes em potencial ou as campanhas de marketing não atingiram o público-alvo.

Vale ressaltar que pode haver algum problema na comunicação de sua secretária com novos clientes, portanto é necessário entender todos os processos internos de seu consultório.

Ciclo de vida do cliente

A retenção de clientes no marketing médico é tão importante quanto a aquisição de novos clientes. Em diversas especialidades como a reumatologia por exemplo, um paciente satisfeito continuará a se consultar com o médico de sua preferência diversas vezes ao ano.

Essa métrica demonstra a quantidade total de valor que um cliente agrega ao consultório durante um período de tempo.

Obviamente você não deve observar essa métrica separadamente de outros indicadores. Algumas varáveis devem ser incluídas:

  • o valor médio pago por consulta ou procedimento;
  • tempo médio por serviço prestado;
  • quantidade de consultas ou procedimentos que são feitos por ano.

Você poderá obter resultados mais precisos e criar uma fórmula mais completa quando adiciona esses parâmetros.

Ao realizar o rastreamento dessas métricas você poderá aumentar substancialmente o seu ROI e transformar a sua estratégia de marketing médico em um excelente investimento de longo prazo.

Monitore os seus indicadores regularmente para cada canal de promoção de seu marketing médico, pois eles podem aumentar ou diminuir mês a mês e são influenciados por diversos fatores.

Conclusão

Neste artigo você entendeu de forma profunda, porém simples, como o marketing médico é importante para a sua clínica.

Para que você consiga superar os diversos desafios que surgem com a tecnologia e a formação de milhares de novos médicos todos os anos, é preciso começar logo a colocar tudo o que você aprendeu em prática.

Com esta atitude, você estará mais próximo de chegar até os pacientes, além de fidelizar pacientes atuais que venham a necessitar de novos serviços.

Agora que você entendeu tudo sobre como fazer marketing médico é preciso começar a otimizar a sua presença online para que você seja encontrado!