Marketing Médico

Com o acesso facilitado à internet, pacientes têm hoje o poder de pesquisar, avaliar e escolher profissionais da saúde e clínicas médicas antes mesmo de conhecer seus locais físicos. 

Dessa forma, conseguem entender como os profissionais são avaliados, qual o nível de confiança que possuem de antigos pacientes, além de ter acesso a todas as informações que estejam disponíveis na web.

Junto a este fato, o setor da saúde vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. As opções de planos de saúde são cada vez mais amplas, o que aumenta ainda mais este poder dos pacientes.

Com todas as informações, e condições facilitadas pelos convênios, o paciente está pronto para marcar a sua consulta com um profissional da saúde da sua escolha.

Para completar essa situação toda, a cada ano milhares de médicos são formados no Brasil, o que faz com que a concorrência esteja crescendo de forma muito acelerada.

Conseguir chegar até estes pacientes como uma boa opção para a solução dos seus problemas, mostrando a credibilidade e confiança que buscam, e fazer isso melhor do que a concorrência, se torna um grande desafio para os especialistas, e para as clínicas.

Isso acontece porque estes profissionais não são preparados para fazer a propaganda dos seus serviços, e sim atender os pacientes da melhor forma possível, conforme a formação que receberam.

E para conseguir se destacar nesta nova realidade, é preciso ir atrás de soluções inovadoras e bem pensadas. Neste sentido, o marketing médico ganha força e passa a ser uma ótima estratégia para profissionais da saúde.

Neste artigo você vai entender tudo sobre marketing médico, e se preparar cada vez melhor para vencer a concorrência e chegar a mais pacientes que estejam buscando por um atendimento.

O que você vai ver:

  • O que é marketing médico
  • Marketing digital para médicos
  • Como funciona o marketing para médicos?
  • O que uma agência de marketing médico faz?
  • Marketing médico no Instagram
  • Marketing médico no Google

O que é Marketing Médico

Marketing Médico nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que auxilia no alcance de resultados rápidos para clínicas e profissionais da saúde.

Por se tratar de um braço do marketing digital, ao utilizar o marketing médico de forma estruturada, uma consequência natural é que o posicionamento da marca do profissional de saúde, ou da clínica, cresça de forma muito expressiva.

São diversas vantagens conquistadas a partir da utilização do marketing médico na sua clínica, ou na sua carreira como profissional da saúde, mas as três principais são:

  1. Atração e fidelização de novos pacientes;
  2. Conquista de autoridade em sua especialidade;
  3. Obter um diferencial da sua concorrência.

Todos os dias, milhares de pacientes buscam por atendimento médico e serviços especializados a partir de buscas no Google. Mas as buscas começam antes, quando os pacientes apenas com sintomas iniciais começam a buscar por eles na internet tentando se auto diagnosticar.

Em pouco tempo os pacientes vão estar chegando com uma lista dos remédios a serem receitados, sem nem precisar de uma consulta prévia do profissional, de tanta informação que consomem na internet antes de realmente fazer a primeira consulta.

Exageros à parte, o fato é que o perfil de paciente hoje está muito mais interessado em informação de qualidade sobre o assunto que está precisando de orientação, do que em ligar para um consultório, e marcar uma consulta com um especialista indicado pela vizinha ou pelo primo.

É por isso que uma estratégia de marketing médico é tão importante. Ao construir conteúdo de qualidade, mostrar o diferencial e provar que entende do assunto, o profissional por trás de um site, um blog e uma rede social se torna uma referência e os pacientes confiam no trabalho que será realizado.

Diversos consultórios e clínicas de todo o país já entenderam que esta é uma tendência real, e que o comportamento dos consumidores está mudando. E como resposta a tudo isso, estão utilizando o marketing médico para atrair estes pacientes para contratarem os seus serviços.

Quando uma estratégia é bem feita, o número de atendimentos diários de uma clínica aumentam, bem como a autoridade na cidade ou região que atua também.

Ao longo deste texto você vai entender as etapas deste processo, e como é possível de forma natural e orgânica melhorar os resultados da sua clínica.

Marketing Digital para Médicos

O marketing digital se trata de um conjunto de ações e estratégias de comunicação para que as empresas utilizem a internet como parte dos seus negócios. 

O objetivo principal é chegar até os consumidores durante os diferentes estágios de uma decisão de compra, até que estejam prontos para comprar alguma coisa ou contratar um serviço.

O marketing digital para médicos nada mais é do que uma especialidade do marketing digital tradicional. E esta nova modalidade é muito importante, pois é pensada considerando exatamente o público alvo das clínicas, que passam por desafios específicos da área.

De nada adianta utilizar uma estratégia incrível que deu certo para milhares de pessoas na área industrial, moda, comércio ou agricultura.

As perguntas do público alvo destas áreas não tem relação nenhuma com as dúvidas e pesquisas feitas pelos pacientes que as clínicas estão buscando. A não ser que um profissional da indústria esteja com alguns sintomas de dor nas costas e fraqueza e esteja buscando um profissional da saúde para realizar uma consulta.

É neste momento que o marketing digital para médicos precisa atuar. Desde o momento que um futuro paciente comece a sentir a necessidade de realizar uma consulta, a sua clínica especialista no tipo de problema que este futuro paciente tem precisa estar ali para responder às perguntas que ele possui.

Se você atende pessoas com problemas cardiovasculares, é preciso que você tenha credibilidade e relevância no assunto, publicando conteúdo de qualidade sobre todos os tipos de questionamentos e dúvidas que os pacientes possuem.

Assim, além de encontrar algumas informações importantes na internet, guardarão o seu nome para um futuro contato, pois sabem que podem confiar no que você diz.

Esta lógica funciona para todas as especialidades médicas que existem. E para cada caso uma estratégia diferente precisa ser pensada, organizada e executada da melhor forma possível.

Ao executar tudo isso de forma correta, os resultados serão nítidos e os feedbacks dos pacientes que chegam até a clínica também começarão a ser recebidos de forma natural. 

Afinal, uma pessoa que busca um profissional qualificado para ajudar a resolver um problema de saúde, tem muito a agradecer por uma informação correta e um direcionamento de um profissional capacitado.

Agora, depois de entender o que é o marketing digital melhor, e a forma como o marketing médico é especializado e essencial para o sucesso de clínicas, consultórios e profissionais no geral, é hora de entender como fazer tudo isso virar realidade.

Como funciona o marketing para médicos?

Como qualquer estratégia de marketing, o marketing para médicos não é diferente, e é organizado em etapas, utilizando ferramentas e formas de trabalhos determinadas e já comprovadas que geram resultados positivos.

Comece pelo planejamento

Quais são as buscas realizadas na sua área de atuação?

Quem são os pacientes que chegam até você?

De que forma os seus concorrentes estão trabalhando?

Estas são as perguntas básicas que qualquer etapa de planejamento de uma estratégia de marketing médico precisa ter. Depois de mapear tudo, é preciso definir as ações a serem realizadas dentro dos seus objetivos, para então partir para a ação.

Definição dos objetivos

As opções são diversas, mas seguem algumas ideias de objetivos a serem definidos para cada uma das ações realizadas:

  • Conquistar mais pacientes;
  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Ser uma autoridade em uma área ou tipo de tratamento específico.
  • Entre outros.

Conte com o auxílio de especialistas em Marketing Médico

Assim como a formação em um curso de medicina e a posterior especialização são longas, um profissional capacitado e com experiência em estratégias de marketing médico pode auxiliar a sua clínica a alcançar os melhores resultados.

De qualquer forma, é muito importante que os profissionais entendam o que está acontecendo nas estratégias, pois assim uma troca positiva acontece.

Execute o planejamento com qualidade

Depois de definido o plano com os objetivos e estratégias, é hora de começar a realizar as ações.

Criar campanhas de marketing, produção de conteúdo, otimização do site,… São incontáveis opções de ações a serem realizadas dentro da sua estratégia.

Acima de tudo, é preciso executar as atividades de forma comprometida e com extrema qualidade, para que resultados da mesma altura sejam colhidos como consequência.

Mensure todos os resultados

Não deixe nada de fora das análises. Por mais simples que alguns resultados possam ser, quando organizados e analisados dentro de um contexto, tudo pode gerar ideias de melhoria e entender o que está dando mais certo.

A mensuração de dados e resultados é uma das bases do marketing digital, e não seria diferente no marketing médico. Com base em informações reais, geradas a partir de tentativas próprias, é muito mais fácil buscar melhorar sempre.

O que uma agência de marketing médico faz?

Uma agência especializada em marketing médico realiza todo o trabalho envolvido na sua estratégia. Desde o levantamento de informações iniciais, planejamento do que será executado, realização das ações e avaliação dos resultados.

Dessa forma, uma equipe de profissionais capacitados e que entendem da sua área de atuação no mundo do marketing, pode agregar muito valor à sua marca para que ela conquiste sempre mais espaço no mercado.

Mas de fato, o principal ponto será conseguir tirar do papel todo o planejamento realizado. Isso é verdade porque muitas vezes as pessoas têm ideias incríveis, porém não tem o conhecimento ou o tempo necessários para fazer as coisas se realizarem.

Mas você pode estar pensando: por que não contrato um analista de marketing que possa fazer tudo isso pela empresa?

Na verdade as vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico é que constantemente aquelas pessoas trabalham com diferentes especialistas, busca pelas informações mais atualizadas e inovadoras, além de se tratar de diversas cabeças trabalhando por um só resultado.

Assim, contratar uma pessoa ao invés de uma equipe inteira, não será a melhor decisão considerando os resultados alcançados no final.

As estratégias usadas pelas agências de marketing médico na sua empresa

Marketing de Conteúdo

Esta é uma principais estratégias utilizadas para atrair consumidores para as empresas hoje, pois todos estão buscando por conteúdo de qualidade e relevância em suas buscas.

O ponto principal da produção de conteúdo é conseguir manter uma constância e qualidade técnica nos artigos, para que os buscadores entendam o seu conteúdo como relevante e mostrá-lo para mais pessoas.

Mas ao mesmo tempo, é preciso escrever as respostas para aquilo que as pessoas estão perguntando. Atender às demandas e expectativas dos seus futuros pacientes é crucial para que sua atenção seja captada, e para que no futuro voltem a procurar você.

Diariamente milhares de buscas são realizadas, e com certeza você tem espaço para trabalhar dentro da sua especialidade, para chegar em quem realmente importa, no momento certo do seu momento de vida.

De forma resumida, a produção de conteúdo vai se encontro com um caminho que o paciente percorre:

  1. Realiza buscas no Google para sanar dúvidas.
  2. Encontra o seu blog com a resposta para as dúvidas.
  3. Entende que o seu conteúdo é relevante, e responde às suas perguntas, portanto você passa a ser considerado uma referência no assunto.
  4. Quando estiver pronto para marcar uma consulta, o paciente lembrará de tudo que aprendeu com você e entrará em contato.

Site otimizado e pronto para conversão

A agência especializada em marketing médico oferece também um site bem estruturado e pensado na conversão de seus interessados, em pacientes.

O site, em conjunto com o blog, são muito importantes pois permitem atrair os pacientes com os conteúdos de qualidade produzidos, e captar as suas informações para que façam parte com seus dados na estratégia de marketing médico da sua clínica.

Para isso, o site precisa ser responsivo, ou seja, ser preparado para utilização em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Identidade Visual

Sem dúvidas ter uma marca com uma estética moderna e bonita faz muita diferença. Em um mundo digital como o que temos hoje, não importa se o seu serviço é o melhor da cidade, se as pessoas não se interessarem primeiramente com a marca que você representa.

Por isso, as agências de marketing médico trabalham com a identidade visual de seus clientes. Dessa forma, seus futuros pacientes terão uma primeira impressão muito positiva, o que contribui para os resultados positivos depois. 

Assessoria personalizada

Ao contratar uma agência de marketing médico, a sua clínica estará assinando um contrato que poderá incluir momentos de discussão e troca de ideias entre os envolvidos da clínica ou consultório, e a agência.

O grande objetivo deste tipo de serviço é conseguir manter viva a comunicação entre todos, além de ser possível revisar e inovar nas estratégias que estão sendo utilizadas.

Marketing Médico no Instagram

As redes sociais trabalham em parceria com o marketing digital, pois são um canal com muita audiência, e uma maneira muito poderosa de compartilhamento de informações e indicação de profissionais.

Uma realidade que era completamente diferente há poucos anos atrás. Porém hoje o instagram é parte essencial de uma estratégia de marketing médico e deve ser utilizado de forma planejada e estruturada.

Afinal, não é fácil manter um perfil de uma clínica por exemplo, sempre movimentado e com as respostas a comentários e directs em dia.

Mas os médicos e clínicas que não possuem suas contas comerciais ativas no Instagram estão certamente sendo deixados para trás por profissionais que utilizam a rede para fazer negócios.

Contudo é preciso ficar atento às regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) no que diz respeito a regras de publicidade médica que devem ser cumpridas pelos profissionais da área.

Algumas destas regras são:

  1. Não anunciar uma especialidade que você não possui (aquela velha história: o óbvio tem que ser dito).
  2. Nunca tenha o seu nome envolvido em propaganda enganosa.
  3. Não divulgue aparelhos de última geração ou preços atrativos para atrair novos pacientes e vencer a concorrência.
  4. Não exiba fotos de seus pacientes.
  5. Não compartilhe informações polêmicas ou sensacionalistas que possam deixar a sociedade como um todo preocupada.
  6. Jamais realize uma consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância.

Com todas as regras claras, e entendendo que é preciso estar presente nas redes sociais, porém com alguns cuidados, a utilização é liberada.

Marketing Médico no Google

Como você já entendeu ao longo deste artigo, a busca hoje por informações no Google é muito grande.

Ao digitar qualquer pergunta no buscador, diversas páginas aparecerão, inclusive a sua se você utilizar corretamente as estratégias de marketing médico.

As pesquisas são as mais diversas: desde dúvidas sobre sintomas, ou até diagnósticos, chegando na busca por um especialista em alguma área como estética, ginecologista ou oftalmologista.

Ao digitar estas dúvidas ou especialidades médicas no Google, a ferramenta mostrará os resultados com maior qualidade, além de posicionar uma lista dos profissionais que se encontram na região daquele paciente que está pesquisando.

Por isso, estar bem posicionado no Google pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Existem diferentes formas de utilizar o Google na sua estratégia, sendo as mais importantes:

  • Anúncios pagos no Google Adwords

Com este patrocínio, a sua clínica poderá aparecer como um dos primeiros resultados da busca. E é nestas posições que os pacientes mais apostam ao marcar uma consulta.

  • Google meu negócio

Para que a sua clínica apareça como um resultado no Google para buscas na sua região, é preciso estar cadastrado no Google Meu Negócio. Com informações importantes como endereço, horário de funcionamento, número para contato e rotas de acesso até o seu local físico, você será mais facilmente encontrado.

  • SEO Local

Assim como o Google meu negócio, o objetivo do SEO Local é organizar a sua presença online. No seu site informações como nome, endereço e telefone devem constar em todas as páginas.

Como boa prática, as pessoas costumam colocar estas informações no rodapé das páginas.

Agora que você entendeu tudo sobre como fazer marketing médico no Google, é preciso começar a otimizar a sua presença online para que você seja encontrado!

Conclusão

Neste artigo você entendeu de forma profunda, porém simples, como o marketing médico é importante para a sua clínica. 

Para que você consiga superar os diversos desafios que surgem com a tecnologia e a formação de milhares de novos médicos todos os anos, é preciso começar logo a colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática.

Com esta atitude, você estará mais próximo de chegar até os pacientes, além de fidelizar pacientes atuais que venham a necessitar de novos serviços. Ou até para que possam divulgar o seu trabalho para outras pessoas.

Marketing Médico