Instagram para Médicos: Como Obter os Melhores Resultados

Instagram para Médicos

Dentro de uma estratégia de marketing médico, seja organizada e executada por profissionais de marketing, ou realizada de forma independente, as redes sociais estão sempre presentes.

E considerando as redes sociais mais utilizadas hoje, o Instagram se torna uma ferramenta poderosa de divulgação de serviços, como é o caso de médicos e clínicas.

Isso é verdade pois uma grande parcela dos brasileiros utiliza o Instagram diariamente, o que faz o seu alcance crescer muito se você estiver presente ativamente com o seu serviço na rede.

Contudo, desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook, o algoritmo que organiza a ordem e quais fotos e vídeos serão visualizados pelos usuários tem sofrido mudanças.

Mas o fato é que existem milhões de brasileiros utilizando o Instagram, mas por vezes a utilização do Instagram por profissionais pode ser um grande desafio.

Portanto, qual é a melhor abordagem a ser realizada no Instagram por médicos? Quais conteúdos são interessantes? Como diferenciar o seu serviço para que cada vez mais potenciais clientes conheçam o seu trabalho?

Neste artigo você entenderá tudo isso. E ainda poderá tomar as decisões para utilizar esta plataforma gratuita e aberta para todos que é o Instagram.

5 motivos para usar o Instagram para Médicos

Atrair futuros pacientes

Um dos maiores motivos para utilizar ativamente o Instagram, é para que novas pessoas entrem em contato com o seu trabalho, se impressionem com o tipo de conteúdo compartilhado, e em um futuro contratem os seus serviços para tratamentos ou procedimentos médicos.

Através dos diferentes formatos de conteúdo, horários e dias de publicação, é possível chegar até estes novos seguidores. Estas pessoas chegam até o perfil de um médico ou clínica buscando dicas, conteúdos interessantes e que tenham a ver com as suas necessidades. Ao conseguir mostrar isso, estes simples visitantes e seguidores, se tornam possíveis pacientes no curto, médio e longo prazo.

O trabalho é feito de forma gradual, e os resultados são colhidos conforme a qualidade do conteúdo oferecido melhora.

Engajamento com pacientes e seguidores

Depois de atrair os novos seguidores e futuros pacientes, a outra vantagem de utilizar o Instagram é a possibilidade de construir um relacionamento com estas pessoas.

Quando os usuários estão utilizando uma rede social, o que buscam é um contato humano e se desvincular da sua própria realidade por alguns minutos.

E quando as pessoas começam a curtir, comentar e compartilhar o conteúdo que você publica nos stories ou no feed, o seu perfil será considerado mais interessante. É neste tipo de engajamento que você cresce e conquista ainda mais fãs do seu trabalho.

Ser uma autoridade na sua área

Uma consequência natural de ter uma alta audiência, que interage diariamente com as suas publicações, é passar a ser considerado uma autoridade na sua área.

As redes sociais hoje têm este poder: um profissional passa a ser uma autoridade conforme compartilha conteúdos gratuitos e de qualidade para os seus seguidores. Por isso, é preciso muita atenção ao utilizar a plataforma, para que você consiga chegar neste estágio ideal.

Para ter estes resultados, é preciso ser constante e sempre compartilhar informações interessantes para os seus seguidores.

Compartilhamento de informações relevantes

O compartilhamento de informações é uma das formas de fazer marketing dos seus serviços mais fortes.

E através do Instagram, você ou a sua clínica têm a oportunidade de dar dicas, contar novidades ou ofertar serviços relevantes para o que os seus seguidores buscam.

Por isso, é necessário conhecer a audiência, e publicar informações interessantes para que as outras vantagens das redes sociais possam ser realmente aproveitadas da melhor forma possível.

Entender as demandas dos pacientes

E para finalizar, o Instagram tem ótimas ferramentas para interação com os seguidores, principalmente através dos stories com enquetes ou caixas de perguntas/sugestões.

Ao utilizar esse tipo de formato para os conteúdos, você conseguirá colher muitos feedbacks dos seus futuros ou atuais pacientes, e entender de que forma o seu serviço como um todo pode melhorar para responder às perguntas e oferecer os tratamentos que os pacientes estão buscando.

Quais os passos a seguir?

Os motivos para utilizar o instagram para médicos está muito claro. É possível colher diversos resultados positivos, mas a pergunta que não quer calar é: afinal de contas, como eu começo a colocar tudo isso em prática?

Alguns passos são importantes, e explicaremos cada um em seguida.

Mas antes um alerta importante: além de seguir aquilo que outras pessoas já fazem e dá certo, é essencial que você sempre busque formas inovadoras de chamar a atenção do seu público.

Outra forma de estar sempre utilizando estratégias atuais e que condizem ao que o público busca é contratar profissionais que conhecem a área médica, e ao mesmo tempo entendem as demandas por parte da audiência.

Mas de fato, alguns requisitos devem ser seguidos para que os melhores resultados sejam alcançados.

Antes de tudo, entender as regras do CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina) conta com algumas regras importantes no que diz respeito a publicidade médica. Estas devem ser cumpridas pelos profissionais da área a fim de realizar um trabalho ético nas redes sociais.

São regras do CFM para redes sociais:

Não anunciar uma especialidade que você não possui (aquela velha história: o óbvio tem que ser dito).
Nunca tenha o seu nome envolvido em propaganda enganosa.
Não divulgue aparelhos de última geração ou preços atrativos para atrair novos pacientes e vencer a concorrência.
Não exiba fotos de seus pacientes.
Não compartilhe informações polêmicas ou sensacionalistas que possam deixar a sociedade como um todo preocupada.
Jamais realize uma consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância.
Saber quem é a persona da sua clínica
De nada adianta ter várias ideias de publicações, se você não entende quem é o seu público.

Se você gosta muito de alimentação saudável e dicas para bem-estar, mas trabalha com uma especialidade completamente diferente, é preciso primeiro dar um passo atrás.

Com a definição do seu negócio e a abordagem que será feita nas redes sociais conforme as pessoas que serão atingidas e atraídas pelo seu conteúdo, é que os resultados positivos virão.

Planejar o conteúdo com antecedência

Independente da sua área de atuação, é preciso ter planejamento. O ideal é que pelo menos duas semanas de conteúdos estejam prontas para publicação, e existem até plataformas que permitem o agendamento dos conteúdos.

Com isso, você fica protegido contra os imprevistos que possam surgir (viagens, doenças, compromissos de última hora), e o seu perfil profissional no instagram não é afetado.

Da mesma forma, se você trabalhar com uma equipe de uma agência especializada em marketing médico, será necessário fornecer conteúdo rico para que as postagens sejam organizadas, e o design, quando necessário, seja realizado pelos profissionais.

Contudo, não esqueça que os conteúdos devem ser um mix de diferentes formatos, sempre de forma organizada. Alguns tipos de linhas de conteúdo que podem ser seguidas são:

  • Vídeos do dia a dia da clínica ou consultório;
  • Dicas sobre saúde e cuidados conforme a sua especialidade;
  • Conteúdo sobre histórias de vida e decisão pela carreira;
  • Fotos da participação em congressos, treinamentos e outros. Assim os seguidores sabem que estão confiando em alguém atualizado e capacitado.
  • Por fim, utilizar uma estratégia regional.

As pessoas que buscam apenas por conhecimento e informações gerais, não se preocupam com o lugar em que você está.

Mas aqueles seguidores que querem marcar uma consulta e realizar procedimentos, precisam saber onde você pode ser encontrado de forma fácil.

E de nada adianta ter 30, 50, 500 mil seguidores no Instagram que estão espalhados por todo o Brasil, se o seu objetivo é conquistar mais pacientes para a sua clínica localizada no interior de São Paulo, não é mesmo?

Por isso, deixe claro onde você está, seu telefone para contato, e o horário de atendimento. Assim as pessoas que realmente se interessem pelo seu conteúdo e queiram se tornar pacientes da sua clínica, conseguem entrar em contato e fazer isso virar realidade.

É claro que se o seu objetivo é oferecer serviços de forma online como cursos, este fator regional perde forças.

Conclusão

Você conseguiu perceber durante este artigo que simplesmente criar uma conta no Instagram e publicar fotos uma vez por semana não é o suficiente para que você obtenha os melhores resultados nesta rede social.

É preciso ser relevante, publicar com frequência e em diferentes formatos, e conquistar a sua audiência.

Dessa forma o engajamento cresce, o seu perfil chega até mais pessoas, e você se torna uma autoridade dentro da sua área de atuação.

Da mesma forma, alguns passos devem ser seguidos para chegar até o sucesso no Instagram: entender as regras do CFM, saber com quem você está falando, planejar o conteúdo e mostrar como as pessoas conseguem encontrar você para uma consulta.